Evolução da moda feminina com o uso das calças

Antes dominada pelos homens, as calças agora são peças indispensáveis no guarda roupa feminino, com diversos shapes e tecidos. Sendo tão comum atualmente, muitas não fazem ideia de como esse vestuário mudou o conceito de ser mulher com o passar dos anos, modificando tanto o aspecto físico como ideológico de gerações.

Nos anos 20, Chanel tornou-se pioneira ao andar nas ruas com calças largas que facilitavam os movimentos e eram elegantes, mostrando para as mulheres da época que era possível ser independente e ter liberdade para fazer o que quisessem.

Imagem de Coco Chanel usando calçasFoto 1:  Coco Chanel, A Moda do Século (2008).

A Segunda Guerra Mundial fez os homens irem lutar nas trincheiras, restando para as mães, esposas e filhas trabalharem nos postos antes ocupados por eles e o uso de calças proporcionou agilidade nas tarefas, tornando-as capazes de desempenhar o mesmo trabalho dos homens.

A busca de independência e liberdade consumou o final dos anos 1950 e  durante os anos 1960, seguindo uma mulher que queria alcançar novos rumos, sejam profissionais, sexuais ou ideológicos e as calças mudaram para acompanhar seus ritmos, com formatos cigarretes e slim. O não conformismo dos anos 1970 ficou por conta do jeans, com boca de sino ou afuniladas, trazendo sensualidade e modernidade no modo de vestir.

Imagem de Audrey Hepburn usando calças cigarreteFoto 2: Audrey Hepburn;

Look anos 70 do seriado As PanterasFoto 3: As Panteras (1976).

A disputa feminina no mercado de trabalho nos anos 1980 e 1990 deram foco para a alfaiataria, com calças de cintura e cós alto, dando um visual andrógino, pois elas queriam estar no mesmo nível dos homens.

Look anos 80-90 da personagem de Seinfeld, Elaine BenesFoto 3: Elaine Benes, Seinfield (1989)

As conquistas das mulheres ao longo das décadas criaram hoje um vestuário ao mesmo tempo feminino e forte, enfatizando seu poder e sua delicadeza em lidar com diversas situações. Se inspirar na ousadia e coragem dessas pioneiras do passado faz com que cada vez mais se criem peças elegantes e à altura dessa nova geração de mulheres capazes de conquistar o mundo.

Anúncios

4 comentários sobre “Evolução da moda feminina com o uso das calças

  1. nos anos 5o não teve nada de evolução. foi foi um retocesso, tanto na moda como nas conquistas femininas.
    vide as fotos das donas-de-casa orgulhosas com seus aparelhos domésticos, super comuns naquela década. Elas fazerem sessões de fotos desses tipo. e o New Look, marcando novamente as cinturas que deveriam estar perfeitamente comprimindas e as saias rodadas.

    • Olá, Eka! Tudo bom?
      Me referia ao final dos anos 50, especialmente em Paris, com a geração de moças que estavam criando a sua própria moda, esquivando-se do visual de suas mães. Com inspirações do look “estudante de arte” e do sportswear americano, passaram a usar calças cigarrete até os tornozelos, jeans e sapatilhas.
      Obrigado pelo comentário =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s