Antes eram desajeitados, agora são cool: os geeks como parte da moda atual

Os filmes de “Sessão da Tarde” costumam mostrar comédias adolescentes em que há na escola americana dois grupos bem específicos e contrastantes entre si: os alunos populares, com uniformes de futebol americano ou basquete, bonitos e geralmente ricos e os alunos nerds, usando óculos “fundo de garrafa”, com espinhas no rosto, usando calças de cós alto e camiseta pólo. Os nerds eram humilhados pelos populares, sendo trancados em armários, sofrendo agressões físicas e verbais, mas por serem tímidos e geralmente mais fracos não se defendiam.

Essa visão de loser ficou marcada principalmente nas décadas de 80 e 90 com filmes como Namorada de aluguel Te pego lá fora, porém há aproximadamente 20 anos a visão sobre esses adolescentes desajustados começou a mudar. Garotos como Steve Jobs e Bill Gates estavam se apresentando ao mundo com ideias inovadoras e sem medo de ir contra a corrente de uma sociedade cheia de esteriótipos e superficialismo, unido a tecnologia com a comunicação e o design no intuito de facilitar a vida das pessoas e diminuir a distância entre elas.

Atualmente a palavra nerd foi substituída pelo termo geek, que diz respeito à pessoas apaixonadas por tecnologia, usuários assíduos das mídias sociais com o objetivo de trocar informações e muitos buscam ter uma fonte de renda através de startups, tendo sempre em mente a inovação e a criação de recursos que promova a agilidade no cotidiano. Conhecida como Geração Y, esses jovens buscam ser bem sucedidos não só financeiramente mas também na vida pessoal, no qual o trabalho seja também uma diversão e esse comportamento é bem representado pela frase “all work and all play“.

Na moda, os geeks ganharam espaço com roupas ao mesmo tempo certinhas e despojadas, com cardigãs, camisetas com estampas de humor inteligente, tênis e sapato oxford, camisa xadrez e óculos de armação grossa. De nerds passaram a serem notados como pessoas inteligentes e cult, ganhando notoriedade nas revistas de moda e nos seriados como The big bang theory, The Hard Times of RJ Berger e Greek, cujo foco está nos jovens que gostam de tecnologia e possuem uma vestimenta específica.

O mais engraçado é que antes motivo de piada, hoje esses garotos e garotas passaram a ser interessantes e arrancam suspiros da galera considerada “popular”, provando que a inteligência pode sim estar aliada à aparência e que o nerd pode ser cool.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s