Repensando a moda com atitudes sustentáveis

Diante de problemas ambientais como a escassez de recursos naturais, a extinção de animais silvestres, a poluição e a grande produção de dejetos, a sustentabilidade tornou-se o tema central de diversas discussões no design, na arquitetura, na produção de alimentos, nas indústrias e na moda. Entende-se por sustentabilidade a ação de discutir e criar produtos e serviços com pouco impacto ambiental e de qualidade, envolvendo-se em todo o ciclo de vida do produto envolvendo a sua criação, a distribuição, o uso e o descarte. O tipo de serviço, o conforto e a satisfação do uso também é analisado para avaliar se um produto ou serviço é melhor do que seus concorrentes em termos ambientais, levando o cliente a refletir sobre a sua própria forma de consumo.

Na produção de vestuário há estudos e projetos que buscam encontrar maneiras de utilizar recursos que agridam menos o meio ambiente, como os corantes que demoram para desbotar, os tecidos orgânicos como o algodão, a reutilização da água para lavagem dos tecidos e a utilização de materiais recicláveis como as garrafas PET. A preocupação das indústrias de fibras, tecidos e vestuário está em diminuir a agressão ao meio ambiente, no intuito de ajudar a preservar os solos e os rios que acabam sofrendo com a erosão e a poluição.

Os corantes naturais evitam a utilização de muitos produtos químicos no tingimento das roupas

A plantação de algodão orgânico não utiliza agrotóxicos e agride menos o solo

A reciclagem de garrafas PET para a fabricação de tecidos ajuda a diminuir a quantidade de lixo nas cidades

O consumidor também pode colaborar e ter atitudes mais sustentáveis através da conscientização sobre o consumo individual e de como ele afeta o meio em que vive. Garantir a qualidade da roupa através da higienização, da maneira como se guarda no armário e da manutenção favorece a durabilidade e qualidade da peça, permitindo usá-la por mais tempo sem a necessidade de comprar mais roupas e acabar tendo um “estoque” em casa. Outra atitude que já é comum em outros países e já foi citado no post anterior é comprar ou trocar roupas em brechós ou entre um grupo de amigas, possibilitando gastar menos e ainda sim conseguir roupas bonitas e de qualidade. Para quem é criativo, pode-se reinventar looks combinando as roupas que já tem no armário, evitando o consumo exagerado e se divertindo nas variações que pode criar todos os dias.

Looks repetidos de Kate Middleton

Ter consciência ecológica é pensar no agora e no futuro, com medidas que nos possibilite usufruir dos recursos naturais que já temos e pensando em maneiras de preservá-los para as gerações seguintes.

Anúncios

2 comentários sobre “Repensando a moda com atitudes sustentáveis

  1. Olá, adoramos seu blog também! Esse post em particular tem tudo a ver com a nossa proposta! Parabéns! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s