A literatura e a cultura brasileira através do estilista Ronaldo Fraga

 

A moda no Brasil cresce a cada ano, absorvendo as tendências de outros países e inspirando-se em estilistas internacionais. Muitas dessas inspirações acabam não se encaixando com a cultura e clima do Brasil, levando a um desconforto devido aos tecidos e cores que acabam não agradando. Felizmente há estilistas brasileiros que valorizam a vasta informação cultural que o país oferece e conseguem unir o clima, a literatura e as tradições brasileiras para criar coleções incríveis. Entre esses estilistas está o mineiro Ronaldo Fraga.

Formado em estilismo pela UFMG, tem como características em seus desfiles a presença de temas que envolvam o Brasil nordestino e caboclo, estabelecendo uma linguagem entre a cultura brasileira e o mundo contemporâneo. É conhecido como o estilista cult da moda brasileira devido à poética e história que sempre envolvem as suas coleções.

A literatura e as tradições brasileiras estão presentes em suas criações, envolvendo os textos de Carlos Drummond de Andrade, as histórias do sertão de Guimarães Rosa, as canções de Nora Leão e as bonecas de cerâmica do Jequitinhonha.

Desfile de Ronaldo Fraga em homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Desfile do estilista Ronaldo Fraga em homenagem a Guimarães Rosa

Além da marca, o estilista desenvolve projetos de geração de emprego e renda com reafirmação cultural em cooperativas e comunidades ligadas a industrias de confecção. Em 2007 recebeu um prêmio dedicado a personalidades que apoiam a cultura brasileira, fato importantíssimo para a moda no Brasil, que passa a ter um significado de reafirmação cultural.

Na edição da SPFW de 2008 apresentou uma coleção abordando a transposição do rio São Francisco e os problemas ecológicos e sociais causados por ela.

Desfile de Ronaldo Fraga para a SPFW 2008 sobre a transposição do Rio São Francisco

Participou do projeto Talentos do Brasil coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, criado para estimular a troca de conhecimentos entre cooperativas e grupos de artesãs Norte Sul, Leste a Oeste, gerando emprego e agregando valor ao talento artesanal de cada grupo. O estilista mostra que há muito o que encontrar e se inspirar no Brasil, nos mostrando que a moda também está ligada a inclusão social e a preocupação com o meio ambiente.

Ronaldo Fraga ensina para os jovens estilistas que muitas vezes a inspiração está na cidade ou no estado ao lado, bem pertinho e cheio de histórias que rendem uma bela coleção.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s